sexta-feira, 9 de abril de 2010

Radar

Que país é esse ???



O Brasil está na moda. Esta afirmação vem mexendo com a cabeça de "gringos"e nativos que a todo momento não hesitam em expressar suas atenções e suas atividades criativas para as bandas de cá. Em tempos de país em desenvolvimento, a esperança do desenvolvido pleno, altera não somente o rumo da economia digamos física e final, mais os seus processos, seu modus operandi e a lógica do pensamento. Tratando-se de um mundo de modas, certamente a produção de bens criativos, seus conceitos e anseios, que hoje servem e foram criados pelos e para os gigantes terão o seu centro modificado. Brasicentro ?

Mais angustiante é pensar que o tal DNA Brasil, mais do que nunca terá que ser imageticamente retratado. Ou seja, as nossas tentativas corriqueiras de apresentar um Brasil brasileiro serão de fato indispensáveis neste novo mundo. Fica a dúvida então: o que singulariza um país tão plural, que tem como sua maior característica a diversidade ? Conflitante ? Certamente que sim. O fato é que a partir de então, ser mais brasileiro do que o concorrente poderá ser a grande fatia do negócio. Quanto mais brasileiro, mais autêntico, mais verdadeiro, mais convincente, todo o necessário para quem vai querer freneticamente o bom Brasil.

E isso de fato já começa a ser observado, razão que fez-me sugerir este post. A revista espanhola bienal Hércules, voltado para o público masculino, lançou sua última edição especialmente para falar de Brasil. Ops, mais do que isso! Eles nos retrataram também !

Bom, tecnicamante apontaria algumas coisas que de cara não me agradaram. Mas, interessante mesmo é de fato, a composição da imagem: cores saturadas e totais foi algo corriqueiro no editorial. Uma pitada de anos 90, uma imagem desatualizada, no sentido do seu engessamento e da sua apesar de tudo, timidez na maneira ultrapassada da concepção de Brasil. Um belo Google mal dado. Além disso muita sensualidade, não somente na representação da modelo Grace Carvalho, mas escandalosamente masculina representada pelo modelo Fred Laatsch, chamado na capa do “novo carioca” que acompanha ainda outros dizéres como :"fique nú".

Em suas particularidades um estranho editorial, advindo de um olhar também estranho. Fica a questão: que país é esse ?

















da redação, Diane Lima.

Nenhum comentário: