terça-feira, 30 de setembro de 2008

Radar

ACONTECE NO RIO :
Festival de cinema 25 set a 9 out

O Cinema de todos os tempos.

Destaque a Matheus Nachtergaele que estreou na direção com "A festa da menina morta",um filme impressionante, demonstrando maturidade, talento e ousadia no retrato que faz de um Brasil profundo, ao mesmo tempo próximo e estranho.



Radical na forma e no conteúdo, "A festa da menina morta" se passa num povoado ribeirinho do alto Amazonas, onde todos os anos a pequena população celebra, num ritual sincrético de êxtase e fé, os milagres de uma menina desaparecida, de quem só resta um vestido rasgado, transformado em relíquia. O evento gira em torno do andrógino Santinho (Daniel Oliveira), que recebe revelações da menina e abençoa os fiéis.

Nachtergaele não está preocupado em defender uma tese, nem em julgar seus personagens, nem em sublinhar o exotismo, nem em chocar o espectador – embora não faltem elementos fortes à trama, incluindo uma relação incestuosa entre pai e filho (que causou revolta nos espectadores, na exibição no Festival de Cannes).

Numa combinação difícil e rara, o seu olhar é quase de um documentarista, ao mesmo tempo em que envereda por uma linguagem extremamente inventiva e poética, realçada pela fotografia de Lula Carvalho. Todo o elenco tem desempenhos corajosos e impecáveis, com destaque para Jackson Antunes, Dira Paes e Cássia Kiss, além do próprio Daniel de Oliveira.

"A festa da menina morta" mostra um Brasil que não aparece na televisão, mas no qual, por alguma via inconsciente, qualquer brasileiro se reconhece. As formas de sociabilidade, as relações afetivas, a maneira de lidar com a dor, a alegria na precariedade e a presença do irracional no cotidiano da comunidade que o filme retrata compõem uma síntese dura e bela de um modo essencialmente brasileiro de ser e viver. Uma estréia de alto impacto, que recupera o sentido da experimentação e do radicalismo, há muito tempo perdido no cinema brasileiro.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL778309-7086,00-CRITICA+MATHEUS+NACHTERGAELE+ESTREIA+NA+DIRECAO+COM+FILME+OUSADO.html

Saiba Mais: http://festivaldorio.com.br/site2008/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1&Itemid=28

Nenhum comentário: