segunda-feira, 23 de junho de 2008

Radar


Acontece no MAM

Que fim levaram todas as flores.
Eder Santos

Retrospectiva Eder Santos-Videobrasil: 09 de junho a 03 de julho (segunda a quinta), Cine-Sala de Arte MAM, 14h
Visitação:10 de junho a 06 de julho
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia
Endereço: Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão,Salvador/Ba
Mais Informações: (71) 3117 6065/ 3117 6137


O Museu de Arte Moderna traz pela primeira vez a Bahia o mineiro Eder Santos. Com obra reconhecida e premiada no mundo todo, Eder trabalha com videoarte, performances e instalações numa busca constante pela criação de novas possibilidades do olhar. Com isto, propõe outras formas de percepção e interação com as imagens e o som, com o tempo e o espaço.

Em Salvador, ele apresenta o projeto de site specif QUE FIM LEVARAM TODAS AS FLORES?, construído especialmente para a Capela do MAM.

Integrando a programação da exposição será exibida a Retrospectiva Eder Santos–Vídeobrasil, uma compilação especial de vídeos premiados do artista, parte integrante do acervo da coleção da Associação Cultural Videobrasil.

Os vídeos de Eder Santos integram os acervos permanentes do MoMA (Nova York), do Centre Georges Pompidou (Paris) e são distribuídos internacionalmente pela Electronic Arts Intermix (Nova York) e pela London Electronic Arts (Londres). A vídeo-instalação que montou em Salvador, título de uma música dos Secos e Molhados, faz referências à espiritualidade, à mistura do católico e do barroco com o candomblé na Bahia.

Saiba mais:

QUE FIM LEVARAM TODAS AS FLORES



Para Eder Santos, “as flores estão ligadas à emoção, a um momento de sentimento e ao mesmo tempo de espiritualidade. Meu trabalho é bem aberto, um convite a entrar na obra. Proponho uma interatividade física, pois o que me move é aquela questão, de tentar trabalhar a maneira de a pessoa ver a imagem”, explica.

Ao entrar na Capela, o visitante será absorvido por um ambiente preparado ludicamente por Eder santos. Para isso, o artista se apóia na tecnologia, com a utilização de sensores, projeções com imagens de nuvens e despencar de flores. E é nas paredes e no teto da Capela que as imagens serão projetadas, convidando o público a reeducar o seu olhar, a buscar novas formas de interação com as imagens e objetos. Para compor o ambiente imersivo, Eder trabalha em parceria com o músico Paulo Santos, integrante do grupo mineiro UAKITI.


Fonte:http://www.mam.ba.gov.br/edersantos/



Mari França

Nenhum comentário: