sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Radar

Na budega da esquina vai ter ?????????

Resistência Ativa à Propaganda - Viviene Westwood

“Coisas a qual não temos experiência, quando explanadas pela mídia torna-se ela a própria coisa.” (Flusser 2007)


Um manifesto lido para 30 pessoas, ainda não traduzido para a massa, pois não se crê na pausterização da mídia, apesar de ter-se criado um factóide; que pretende qualquer coisa - ou muitas - além de fazer parte da consciência histórica, engendrando o consumo e a curiosidade daquele que lança o discurso: “Consumir menos, com mais qualidade.”


É claro que algo dessa dimensão lançada por uma criadora de grande projeção midiática deve ter sido calculadamente estudada, pensando nas críticas e objeções. E falando nelas, eis que leitoras e leitores aguçadas e ávidas por explicações devem estar fazendo os mesmos questionamentos sobre o corrido:


Como que uma empresa/marca/estilista que movimenta o sistema fabril em diferentes países com um volume quantitativo de vendas, pede hoje para que haja um consumo consciente?


Em prol de que interesses, além dos já tão conhecidos, mídia espontânea etc, etc, etc teria esse conglomerado em reagir contra o seu próprio embrião ?


Claro que de maneira superficial, várias e vários o já fizeram; portanto não seremos hipócritas em não querer enxergar que estas situações não passaram de temas de coleção, um qüiproquó louco que serão hit durante uma estação e desmazeladamente descartadas na próxima temporada.


Não que os profissionais de design sejam corruptos - apesar de que segundo Flusser umas dos significados etimológicos da palavra se enquadra no contexto de astúcias e fraudes, “um conspirador malicioso que se dedica a engendrar armadilhas.” Mas o mágico que é a imaginação só pensa na informação da matéria, em busca da tão sonhada e realizável forma, descuidando-se do pressuposta que um dia essa aparência não mais lhe agradará e que essa matéria não terá um fim sadio.


Pensamentos que nos aguça ponderar que isso pode ser ou não, mais um Movimento a ficar na história, como símbolo de divisor de águas, marco histórico.....


Burburinho para se comentar e conectar como sinal de tendência, as grandes tomadas não surgirão em grandes eventos, profetizo.


E viva as estampas e a serigrafia, tem muita camiseta para vender !


Diane Lima - D'Malicuia..


Referências indicativas:
flusser, vilém. o mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. organizado por rafael cardoso . tradução: raquel abi-samara. são paulo: cosac naify, 2007

Nenhum comentário: